Ano novo, hábitos novos

terça-feira, janeiro 17, 2017 | Postado por: Paloma Inácio


Olá gente, quanto tempo que eu não conseguia escrever nada, aconteceram um milhão de coisas, mas 2016 ficou para trás e estamos diante de páginas em branco para escrever da melhor forma possível. E a frase que tem me guiado é: ‘nada muda se você não mudar’.

Fazendo aquela clássica lista de metas para o novo ano, me deparei com o clássico: emagrecer. Eu e 99% da população ne?! Já fiz um outro post falando sobre minha relação com o corpo, e em 2016 eu realmente perdi o controle da situação, por problemas pessoais e crises de ansiedade passei a descontar tudo na comida, e acabei recuperando todos os quilos que com muito suor tinha eliminado, e tinha conseguido manter por quase 3 anos.

Ano passado eu até buscava uma solução aqui, e outra ali para comer melhor e me exercitar, mas com a rotina maluca, carga horaria enorme de trabalho, faculdade e outros, não conseguia fazer nada de noite, e acabava voltando a comer sem consciência. Em outubro de 2016 eu resolvi que iria fazer academia durante meu horário de almoço (uma correria que só) mas estava conseguindo conciliar e comer melhor, então dia 3 de novembro me acidentei, torci o joelho e parei de andar desde então, (apenas com muletas), no inicio eu estava conseguindo controlar a alimentação, preferindo integrais e etc, mas chegando perto das festas de fim de ano tudo ficou mais difícil, então dei umas ‘jacadas’, apesar disso na semana antes do ano novo eu me informei com fisioterapeuta e ela me aconselhou que se quisesse me exercitar o ideal seria apenas os braços e abdominais apenas deitada no chão, e as pernas apoiadas em uma superfície formando 90 graus, para não forçar o joelho.
Bom, decisão tomada, chegou o primeiro dia útil do ano, logo segunda-feira dia oficial de começar dieta, eu estava assistindo um vídeo de uma blogueira que sigo desde 2013 (se não me engano) a Tamy Gonçalves e ela lançou um desafio e acabou sendo um incentivo a mais para minha nova rotina, o #desafioemagrecersemsofrer , juntou a vontade que já estava de mudar e esse desafio que veio na hora certa e se tornou um incentivo a mais.

O desafio consiste em seguir regrinhas simples e postar em alguma rede social com a hashtag que são:
- Comer de três em três horas
- Ingerir no mínimo 2 litros de água diariamente
- Exercitar pelo menos 3 vezes por semana
- Fazer apenas uma refeição off por semana (a famosa jacada kkk)

E além dessas regras que não é nada radical, a Tamy lança semanalmente desafios especiais, que são:
1ª semana: 1 copo de água com limão ou 1 copo de suco detox por dia (a água com limão eu tenho tido como hábito que pretendo levar pra vida).
2ª semana: Exercicio físico todos os dias da semana, pelo menos 30 minutos.
3ª semana: Não usar açúcar (nem adoçante etc) em nada.
4ª semana: ? (ainda não sei kk).



Para me controlar melhor, e ter um balanço para ver onde posso estar errando, tenho anotado diariamente no bloco de notas do celular as tarefas diárias e todas as refeições, isso me ajuda também, porque sou a louca das listas, então uso isso ao meu favor.
A alimentação tenho conseguido seguir bem, na primeira semana confesso que sentia bastante fome entre uma refeição e outra, mas agora já na terceira o corpo acostumou com a quantidade, e eu tenho me sentido melhor.
A água com limão ajuda muito a controlar a vontade de comer doce, que era um problema que estava tendo antes do desafio que era uma vontade louca de comer principalmente chocolate, mesmo não sendo mais parte do desafio (apenas na primeira semana) tenho tomado todo dia pela manhã um copo meia hora antes do café da manhã.
Agora a parte dos exercícios que tem sido mais complicada para mim, na primeira semana consegui fazer 4 vezes, porém nessa segunda semana eu comecei a tomar um remédio novo para a dor no joelho e ele tem dado muito efeito no corpo, como sonolência extrema, tontura, enjoo e isso tem me limitado ainda mais para exercitar, e na segunda semana consegui fazer apenas duas vezes.

Mesmo que algumas coisas não estejam perfeitamente como eu gostaria, estou feliz em manter o foco, e sinceramente eu desejo muito levar uma alimentação para a vida, não apenas os 30 dias do desafio. Nesses dias, a maior mudança que notei no meu corpo foi uma diminuição significativa nas celulites, principalmente a perna saudável. Como fico muito em repouso tentando recuperar o joelho, o metabolismo anda muito lento, mas não estou tão ansiosa por resultados, entendo minhas limitações, e entendo também que isso não deve ser um castigo, e sim ser levado como algo bom, afinal nutrir e cuidar do meu corpo é uma das melhores coisas que posso fazer por mim.

Vamos seguindo assim meus amores, esse post ficou muito maior do que planejei mas é que são muitas coisas kkkkk. Quero dividir com vocês esse processo e em breve postar os resultados. Quem mais pretende mudar os hábitos nesse novo ano?! Vamos juntos!!!



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3 comentários

  1. Pá,

    realmente adquirir novos habitos não é fácil mas temos que ter foco. Comecei o ano focada em parar de gastar e juntar dinheiro. Preciso dar um rumo na minha vida e começar a pensar com mais carinho no futuro e sei o quanto isso é dificl .. se livrar de velhos habitos leva tempo mas o mais importante é que você resolveu começar. Estou orgulhosa do seu empenho. continue assim nos incentivando.

    Boa sorte nesse seu novo desafio!!
    Estarei sempre por aqui te acompanhando ♥

    www.polylima.com.br

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  2. Oiii meninas, é isso ae, ano novo, vida nova, adorei o post e estou tentando implementar algumas mudanças na minha rotina também, 'vamo que vamo', rs!

    Bjinhooo

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  3. Eu estou nessa vibe de novos hábitos.
    Comecei no final do ano passado, pra não ter que ser no começo do ano, pois eu acho que pra mim nunca da certo rs. Tudo começou com a fisioterapia, e a partir daí comecei a pegar gosto por me exercitar. Agora faço exercícios da fisio e natação 2x por semana e está sendo ótimo. Só preciso ficar de olho na alimentação, mas estou diminuindo as jacadas.

    Beijos

    http://tudojjuntoemisturado.blogspot.com.br

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