Viagem: Campos do Jordão

segunda-feira, outubro 19, 2015 |

Seguindo o velho ditado "Antes tarde do que nunca", estamos aqui pra contar TUDINHO do que rolou na viagem pra Campos do Jordão!

Já fazia tempo que nós (Dúnia e Daia) tínhamos comprado essa viagem, e estávamos na expectativa. Iríamos com nossos namorados, seria um espécie de viagem double date e a nossa primeira viagem entre amigos. Reservamos uma pousada mais simples (e mais barata), já que a intenção era passar os dias batendo perna na rua. O nome da pousada é Pousada Marins, que fica cerca de 7 minutos do centro da cidade. Compramos pelo Hotel Urbano, e o preço foi R$267.

1° DIA

A Daia saiu de Praia Grande (nossa não tão amada cidade) sexta de manhã, para encontrar o resto de nós que já estávamos aqui em São Paulo (os nossos namorados moram em Sampa, e a Dúnia estava passando a semana lá). Nos encontramos no Jabaquara, e fomos encontrar o Doug (namo da Dúnia) no trabalho dele, pegamos o carro e partimos! Almoçamos lanches no caminho mesmo, para não perdermos tempo.

A viagem de carro foi rápida até, levamos mais ou menos 2h, mas foi sofrida, devido ao calor HAHAHA. Porém, como nós duas adoramos paisagens montanhosas, nos deliciamos o caminho inteiros com as vistas! *-*

Chegamos na cidade por voltas das 14h30. Assim que chegamos, ficamos maravilhadas com a arquitetura da região <3, fomos direto para a pousada, fazer check-in e descansar do calor HAHAHA (os termômetros de rua estava marcando 32°C quando chegamos D: ).

Um pouco antes de começar a anoitecer, saímos para conhecer um pouco do centro da cidade, e comer alguma coisa. Uma coisa importante pra quem for lá, é saber que no centro (Vila Capivari), você encontra bastante lugar nas ruas para estacionar, porém todos os lugares são Zona Azul (onde você precisa comprar o papelzinho pra estacionar), mesmo aos sábados e domingos.

Passeamos um pouco, e como a Dú é morta de fome, foi direto comer HAHAHA. Foi no Pizza ao Quadrado, que é um espécie de fastfood da região, com mini pizzas, deliciosas e com um preço acessível (de R$7 ou R$8 o pedaço). Demos uma boa volta no centro, que por sinal, fica lindo a noite, cheio de luzes! Olhamos as lojas, tiramos muitas fotos, e por final fomos jantar em um restaurante que a Daia descobriu, chamado Restaurante Capivari, que fica na rua de baixo da avenida principal. Comemos Truta ao molho de Pinhão, e estava simplesmente divina! Saiu em média R$60 por pessoa, mas foi uma refeição bem generosa. O lugar também era maravilhoso, todo decorado e o jantar foi a luz de velas, um clima suuuuuper romântico!

2° DIA

No dia seguinte, levantamos cedo, tomamos café da manha na pousada, que tinha uma mesa bem farta, e um pão de queijo que deixou a Daia apaixonada! Melhor pão de queijo que ela já comeu na vida. Seguimos um roteiro montado para economizar tempo, visitando coisas próximas, assim não precisaríamos ficar andando de lá pra cá. Nossa primeira parada foi o Mosteiro Irmãs Beneditinas, que se revelou um lugar tranquilo, todo arborizado, com um pequeno laguinho cheio de carpas. Um lugar maravilhoso para se encontrar com a religião e com a natureza.

Seguimos para o Palácio do Governador, que fica em cima de uma das montanhas da cidade, e é um lugar maravilhoso! Um castelo digno de qualquer princesa da Disney. O Palácio oferece visitação gratuíta guiada por seu interior, onde podemos ver móveis coloniais altamente luxuosos, e descobrir um pouco mais da história da cidade. De lá também temos uma vista privilegiada da cidade. Um lugar imperdível!

Paramos para almoçar (fomos de salada do Subway mesmo, poque o calor estava DEMAIS para sair experimentando comida típica HAHAHA). Depois fomos na famosa fábrica de cerveja Baden Baden, não fizemos a visitação guiada, apenas fomos na lojinha, onde a Daia comprou um kit com duas cerveja (R$30), uma era de chocolate, que ela estava louca para experimentar, e uma outra normal para presentar o sogro, junto com um chaveiro (R$14,90).

Em seguida fomos para o Amantikir, um dos jardins mais famosos do estado de São Paulo (e um dos mais belos, com certeza!). A entrada custa R$30 (estudante paga R$15). Dividido por temas, o lugar reuni diversos jardins maravilhoso, incluindo dois labirintos, um tapete verde e um laguinho! Um ótimo lugar para passar a tarde, caminhando, conhecendo as diversas espécies diferentes de plantas e curtindo a vista. Também é um ótimo lugar para fotografar!

Saímos correndo do Jardim Amantikir para não perder o Trem que corta a cidade, que fica aberto até as 17h. A estação que pegamos, se encontra no centro, próximo ao Teleférico (que, infelizmente, estava fechado para manutenção no fim de semana que fomos). Compramos os ingressos e fomos atrás de uma sobremesa gelada para nos refrescar enquanto esperávamos o horário de partida da locomotiva (no sábado a temperatura chegou a 34°C). Encontramos na rua principal um lugar que vendia Waffle com Sorvete, Nutella e chantilly. MEU DEUS, nos surpreendemos com o tamanho do prato e com o quão delicioso era! Gente, eu ainda tenho sonhos com esse Waffle HAHAHA. O passeio de trem foi maravilhoso, super tranquilizante, o percurso que compramos corta a cidade inteira, chega no portal e da a volta, levando o total de 40 minutos. E o valor pago é R$12. Super vale a pena!

Encerramos os passeio turísticos do sábado, aí  decidimos voltar para o hotel, para nos arrumarmos para jantar a noite. Estávamos loucas para comer Fondue, e a noite estava esfriando, ficando propícia para isso! Fomos em um lugar recomendado pela pousada, um restaurante chamado O Barril, onde o preço da sequência de Fondue era justa e todas as recomendações falam que era um lugar bem saboroso. Pagamos R$60,00 por pessoa, mais as bebidas. O Fondue era a vontade, e muito bem servido. Primeiro o salgado, que vinha com carnes e uma panela com óleo, para fritarmos as carnes e passar na panela com queijo. Tudo uma delícia! Vinha acompanhado de batata frita, pão e vários molhos. Comemos MUITO MESMO! Depois foi a vez do Fondue de Chocolate, que era uma maravilha também, com várias frutas diferentes.

3° DIA

O Domingo também começou cedo, antes das 9h já tínhamos arrumados as malas, colocado no carro e tomado café da manha. O plano era ir embora 14h, então íamos aproveitar para ver alguns outros pontos turísticos antes de ir. Primeiro fomos conhecer a Fábrica de Chocolate, que é um lugar pequeno, mas interessante!

O próximo lugar a visitar foi o Pico do Itapeva, uma vista de arrasar, onde se pode ver 15 cidades diferentes! Uma coisa espantosa, com mais de 2 mil metros de atitude. É meio longe, mas com certeza vale a pena!

Na volta passamos na Ducha de Prata, onde tem várias lojinhas de presentes legais (e com um preço bem melhor do que as do centro), Compramos algumas coisinhas, a Daia comprou uma toca preta com pelinhos lindaaa (R$15), uma cachaça para presentear o pai dela (R$15), e a Dúnia, louca que é por canecas, comprou uma com a folhinha de campos (R$12). A ducha é maravilhosa, vale a pena a visita!

Para terminar, fomos atrás de algo para comer na viagem (Pizza ao Quadrado de novo!), e não podíamos ir embora sem comprar os famosos chocolates e queijos de Campos do Jordão, né? Em uma pesquisa rápida descobrimos que os chocolates mais baratos eram de uma loja perto do centro chamada Chocolates Bourbon, onde compramos potes de Doce de Leite com Chocolate por R$10 e o lugar oferecia vários tipos de chocolates diferentes por R$6,90 o quilo. Já os queijos, é um história a parte HAHAHAHA. Havíamos recebidos informações (da mãe do Will - namo da Daia) sobre uma barraquinha no caminho de volta que vende queijos bem mais em conta do que na cidade, o problema era: COMO IRÍAMOS ACHAR ESSE LUGAR? Confesso que foi meio difícil, mas pra quem quiser ir, pra chegar lá basta seguir o caminho de ir embora da cidade, no sentido de São Paulo, se mantendo na pista da direita, vai chegar um lugar, que é uma subida, onde você verá várias barraquinhas e vários carros estacionados, é lá!

O calor na viagem de volta estava de matar HAHAHAHA. Chegamos em São Paulo por voltas das 17h30. A Daia e o Will ficaram no metrô, onde seguiram caminho para a Praia Grande, infelizmente, os ônibus estavam todos atrasados, e eles ficaram no Jabaquara até as 21h  esperando o Bus para poder seguir para suas respectivas casas. A Dúnia ficou em São Paulo e veio no dia seguinte. Podemos dizer que, foi uma viagem BEM cansativa, pelo tanto que andamos lá e pelo calor! Mas valeu a pena!

E é claro que rolou vlog, né? Na correria de tentar ver tudo na cidade, acabou não sobrando muito tempo pra gravar, mas a gente deu um jeitinho e tentou mostrar um pouquinho do que vimos pra lá pra vocês. Bora conferir?

Esse é o roteiro que eu montei baseado no roteiro sugerido pelo site da cidade (a descrição e os textos eu peguei de lá), não seguimos a risca o roteiro, por que vimos que algumas coisas não seriam interessante, e outras levariam muito tempo, também teve lugares que apenas passamos na frente.

1º Roteiro
Mosteiro das Irmãs Beneditinas
Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 - Vila Abernéssia. Telefone: (12) 3662-4277
Abertos a visitação todos os dias, das 9h às 11h; 13h 30 min às 15h e das 15h 30 min às 17h 30 min.

Palácio da Boa Vista
Rua Adhemar de Barros, 3100 – Vila Alto da Boa Vista. Telefone: (12) 3662-1122
Aberto a visitação de 4ª a domingo e feriados das 10 às 12h e das 14 às 17h

Auditório Cláudio Santoro
Rua Arrobas Martins, 1800 – Alto da Boa Vista. Telefone: (12) 3662-2334
Aberto todos os dias, exceto às 3ª feiras, das 10 às 18h. Valor: R$ 5,00 (carro de passeio), R$ 2,00 (moto), R$ 30,00 (vans e onibus) e R$ 1,00 (pessoa, exceto menores de 10 e maiores de 60 anos)

Museu Felícia LeirnerRua Arrobas Martins, 1800 – Alto da Boa Vista. Telefone: (12) 3662-2334

Cervejaria Baden Baden
Av. Matheus da Costa Pinto, 1856 – Vila Santa Cruz. Telefone (12) 3664-2004
Aberta à visitação todos os dias das 10h às 17h, com acompanhamento de monitor, agendamento prévio e custo de R$ 10,00 (pessoa), que ao final do passeio ganha um brinde personalizado.Informações e reservas pelo fone.

2º Roteiro
Amantikir – O Jardim que fala
Rodovia Campos do Jordão/ Eugênio Lefreve, 215
Aberto a visitação todos os dias 08h às 17h, com taxas de R$ 30,00 inteira) e R$ 15,00 (estudantes e aposentados). Telefone: (12) 3662-5044

3º Roteiro
Borboletário Flores que voam
Av. Pedro Paulo, 7997 – Casa 1 (Caminho do Horto Florestal), aberto todos os dias, das 10h às 15h (2ª e 3ª abertos para excursões) Valor: R$ 20,00 (Adulto - Promoção), R$ 30,00 (Inteira), R$ 15,00 (Crianças de 07 a 10 anos, estudantes com carteirinha e 3ª idade acima de 60 anos) e Crianças abaixo de 07 anos não pagam. Telefone: (12) 3663-6444
Horto Florestal
O Horto Florestal fica na Estrada do Horto, fecha as quartas-feiras, com exceção de feriados e nos meses de janeiro, junho e julho, com entrada das 9:00 às 16:00 horas, com permanência até as 17:00 horas
Valor: A entrada custa R$ 6,00 para pessoas (idade entre 8 e 59 anos); R$ 6,00 para veículos de passeio; R$ 11,00 para ônibus, vans; R$ 3,00 para motocicletas. Estudantes identificados pagam 50%. - Residentes na cidade de Campos do Jordão estão isentos da taxa, pagando somente o acesso veículo.Telefone: (12) 3663-3762

4º Roteiro
Fábrica de chocolate
Rua Amadeu Carletti Junior, 255 – Jaguaribe, com visitação em horário comercial das 9 às 18h, todo o dia e, em caso de grupo, agendar com antecedência. Telefone: (12) 3668-9581
Pedra do Baú
Para conhecer a Pedra do Baú ou a Ana Chata, é preciso do acompanhamento de guias especializados. Altus: (12) 3663-4122 e Corpo de Guias (12) 8133-7666 Altus: (12) 3663-4122 Zoom Aventura: (12) 9766.5976
Pico do ImbiríReaberto em 2006, o Pico do Imbirí é um dos mirantes de Campos do Jordão, onde as pessoas poderão avistar parte da Serra da Mantiqueira (Sul de Minas), como a Pedra do Baú e ainda avistar algumas partes da cidade, localizado a quase 2000 metros de altitude, o mirante, ainda pode receber pessoas que curtem uma trilha de bicicleta, off-road, quadriciclo e passeio, em geral .Agora sinalizado com placas indicativas, fica a um pouco mais de quatro quilômetros do centro, pegando a Estrada da Pedra do Baú

5º Roteiro
Estrada de Ferro Campos do Jordão
Passeios:
Emílio Ribas – São Cristóvão: o bondinho faz o trajeto Estação Emílio Ribas até Estação São Cristóvão, perímetro da cidade, com um total do percurso de 8 km.
Campos do Jordão – Santo Antonio: a automotriz tem saída da Estação Emílio Ribas, com capacidade para 40 passageiros, que irão descer a serra passando por vilas e pontos que explicam o porquê da Estrada de Ferro ter sido considerada um dos primeiros passos para o progresso dessa região, chegando à Estação de Santo Antonio, conhecendo a variação de vegetação que compõe a Serra, percorrendo 19 km.

Funcionamento de segunda a sexta das 9:00 às 17:00 horas. Para marcar os passeios o visitante deverá reservar com antecedência de preferência. Telefone para reservas e informações: (12) 3663-1531
Teleférico / Morro do Elefante
Vila Capivari. Aberto nos finais de semanas e feriados, das 9h às 17h, com passaporte no valor de R$ 10,00. Outras informações pelo telefone (12) 3663-1531.
Ducha de Prata
A Ducha de Prata fica na Av. Roberto Simonsen, sentido Alto do Vila Inglesa.
Parque Floresta Encantada
O Parque Floresta encantada fica na R. Arandi, 270 (Caminho do Pico do Itapeva), com ingressos no valor de R$ 5,00 (durante a semana) e R$ 10,00 (finais de semanas e feriados) e crianças menores de 3 anos acompanhada dos pais não pagam. Outras informações pelo telefone (12) 3663-2596
Pico do Itapeva
Um dos mirantes mais visitados de Campos do Jordão, pertencente a cidade vizinha de Pindamonhangaba, mas com acesso a Campos do Jordão, esse ponto turístico reúne visitantes que buscam contemplar a natureza local, com vista para a Serra da Mantiqueira e a visão de sete cidades do Vale do Paraíba. Em dias ensolarados é uma das pedidas e mesmo em dias de baixa temperatura, vale a pena conferir.

Espero que tenham gostado do post! E se vocês já conhecem Campos Do Jordão, conta pra gente como foi, e se não conhece, diz se tem vontade de conhecer! Amamos seus comentários!